Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

logotipo-soline-moveis

Telefones

Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

A Influência das Cores em seu Escritório

influencia cores escritorio

Neste artigo você vai aprender: Como funciona a influência das cores para escritórios e ambientes de trabalho. Como a escolha de cada cor é capaz de impactar na produtividade e comportamentos.

Ficou curioso? Não compre nenhuma tinta antes de ler cada uma das cores abaixo e suas qualidades adequadas para cada ambiente e situações.

 

Estudos mostram que as cores afetam nossa percepção, estão relacionadas a área cognitiva, trazendo sensações, estimulando ou desestimulando de acordo com o emprego delas no convívio.

Colorir seu ambiente de trabalho pode passar uma ótima impressão aos visitantes, assim como os móveis escolhidos, as cores passam uma identidade visual e sensorial muito perceptiva.

Aprenda em passos simples como decorar colorindo, seu escritório ou home office, sem desagradar aos olhos de quem quer impressionar.

Criando um ambiente vivo, sério, contemporâneo ou a seu estilo, com simplicidade e custo mínimo, adornando seu ambiente corporativo.

A entrada

A entrada do escritório deve ser vista como a zona mais importante, já que será o que qualquer cliente verá primeiro, mesmo antes de decidir entrar.

Deve-se sentir a vontade com o ambiente, relaxado ou estimulado, cores alegres e tranquilas podem criar uma expectativa agradável sobre os aspectos do local.

Música ambiente acalma o local e consegue mexer no ânimo de quem esta na sala, podendo passar a idéia principal para os clientes e visitantes.

cores para entrada do escritorio

 

As cores e sua influência nos ambientes de trabalho

As cores podem nos afetar de formar diferentes e podemos utilizá-las em nosso benefício pintando as paredes com aquelas que vão agradar nossos clientes e colaboradores. Também devemos levar as dicas abaixo em conta na hora de escolher os móveis.

 

O amarelo

A cor amarela é indicada para ambientes com pouca iluminação e frios, por ser uma cor clara e viva, emanando brilho por todo o ambiente e aquecendo-o, amarelo transmite segurança e esperança, é jovial, liberta e positiva.

Corresponde ao conhecimento e a Sabedoria. Atributos como razão, lógica, intelectualidade, discernimento e capacidade de decisão são favoráveis aos tons amarelos. ambientes criativos possuem muitos tons de amarelo.

Estimulando a receptividade e aumentando a atenção aos detalhes é uma cor que pode ser empregada em objetos pequenos e ainda chamar muita atenção.

 

Laranja:
O laranja é perfeito para espaços frios e úmidos, é antidepressivo e dá força, revigorante e estimulante, porém, sem muito dinamismo.

Remete a corajosos e aventureiros, entusiastas e zelosos, passa sensação de energia. O laranja é a cor da afirmação e alegria, estimulando a conversação e o senso de humor.

Alegria, entusiasmo, esperança e disposição. Combate o cansaço, melhora a fluidez de ar e aumenta o otimismo.

Verde

O verde se adepta a espaços quentes e com pouca ventilação por ser uma cor fria e crua. A energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação.

Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ele passa segurança, proteção, decisão. Com uma grande sensação de espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio.

Com aspecto natural do verde. Essa cor lembra-nos vida e sua vibração mais elevada reflete a sensação de cru. A cor verde produz um efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado corretamente.

Esta cor ajuda as pessoas a criarem um ambiente equilibrado, suavizante e calmo à sua volta. Ela simboliza harmonia e equilíbrio. É considerada uma cor natural de equilíbrio e reduz a tensão.

Bege

Utilize Bege para espaços frios multiuso. Combinado com outras cores, dá a sensação de calor e torna o ambiente neutro. Cores neutras são perfeitas para uma decoração arrojada, Quer aquecer o ambiente?

Tente pintar o teto (que casualmente é branco) de bege. Bege é a tonalidade mais clara e opaca do amarelo, está ligado a nosso senso cognitivo de locais aquecidos, ou seja, utilize bege e terá um local mais acolhedor, cores quentes estimulam a criatividade, confortam e causam agitação. Tente utilizar o bege em escala degradê de tons.

Branco

Impessoal fornece luminosidade se combinado a outros tons. Associado à limpeza, à pureza e a inocência. Branco é usado como uma cor adequada para o sentimento espiritual mais puro.

Essa é a cor do desprendimento. O branco é a mistura de todas as cores na escala de iluminação, causa frescor, pureza e sinceridade. É utilizada para obtermos paz de espírito, harmonia e equilíbrio.

Uma cor que remete ao extremo casual. Branco é chic e sempre está na moda, Procura um ambiente neutro? Utilize o Branco e dê ênfase aos itens de decoração, caso goste de cores, aplique uma decoração com cores fortes fazendo um contraste com branco.

Vermelho

O Vermelho é a cor da motivação, atividade e vontade. O vermelho é associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva.

Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho. Vemelho da inquietação, dependendo do tom remeterá ao terror, medo, deve ser usado sem exageros, desaconselhado a cobrir extensa parte, antigamente usado em paredes de casas, no século passado em que escondiam a sujeira de fuligem das lareiras e fornos a lenha.

Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para passar calor e energia, paixão, força, vitalidade. É uma cor que desperta o senso de competitividade, estimula a circulação sanguínea e abre o apetite.

Azul:

A cor mais fria, azul remete profundos oceanos, gelo, água, céu, pode-se dizer que passa a cor do silêncio. Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção e a fé.

O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa cor traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas. Tranqüilidade e até mesmo solidão.

Essa cor não é ameaçadora, valorizando a lealdade e a honestidade. Possui grande poder de atração, é neutralizante nas inquietações do ser humano, acalma o indivíduo. Sinceridade, sensibilidade, independência e tradição. Aumenta a tranquilidade, relaxa os músculos, é a cor da meditação.

Preto:

A cor preta quase sempre é a cor da morte,do luto e da penitência. Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam a sociedade ou se rebelam contra as normas sociais. O preto é uma cor que nega a luz apesar de ser a junção completa física das cores.

O preto reflete autoridade, respeito, poder, luxo, ostentação, luta, medos, o obscuro, neutralidade, oposição, simplicidade. O preto é percebido como escuro e misterioso. É expressivo, rico e angustiante ao mesmo tempo. É uma cor frequente, o preto pode passar a idéia de segurança, uma cor que nunca sai de moda.

Dependendo da utilização desta cor pode ser uma bela opção de decoração, objetos, móveis e detalhes pretos jamais deixarão peças saírem de linha. Deve ser empregado com cautela por fechar o ambiente.

Roxo:

Sabedoria, filosofia,sofisticação e contemplação. Estimula a espiritualidade e elimina as impurezas astrais, Relacionado com o misticismo, a cor da pergunta. Remete a questões, dúvidas, ao inconsciente e misterioso saber. Cor de frutas ácidas. Cor fria, dependendo do tom pode preencher um ambiente, fechando-o.

É a cor relacionada a lógica, aos pensadores, a cor roxa é associada a bruxas, magos, mestres, pessoas de nível intelectual elevado, o roxo pode passar tristeza e melancolia se não for bem empregado.

Roxo é uma cor infantil e brincalhona nos tons claros. Mesclagem simples com outras cores, localiza-se na mistura de azul e vermelho (cyan e magenta), seu contraste deve ser utilizado com cores como amarelo claro e verde claro.

Ambientes coloridos

 

 

Gostou?

Agora que você já está craque para fazer a melhor escolha da cor para seu escritório, que tal conhecer nossa linha completa de móveis para escritório, armários, gaveteiros, conjuntos completos, móveis e escravaninhas para home office, cadeiras giratórias e muito mais.

São 20 anos no mercado de mobiliário corporativo. Conheça a Soline Móveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Fale Conosco

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça seu orçamento.

Veja Também