Charles Édouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier. Nascido em 6 de outubro de 1887 falecido em 27 de agosto de 1965.
Tornou-se importante e reconhecido por ser um arquiteto, designer, urbanista e escritor, famoso por ser um dos pioneiros do que agora é chamado de arquitetura moderna. Ele nasceu na Suíça e tornou-se cidadão francês em 1930. Sua carreira se estendeu por cinco décadas, com os seus edifícios construídos em toda a Europa, Índia e América. Pioneiro em estudos de design de forma moderna, foi dedicado a fornecer melhores condições de vida para os moradores de cidades populosas. Le Corbusier adotou o pseudônimo em 1920, supostamente decorrente em parte do nome de um antepassado distante “Lecorbésier” (sua avó). Ele foi condecorado com a Medalha de Frank P. Brown e AIA Medalha de Ouro em 1961.
Ele nasceu como Charles Édouard Jeanneret Gris em uma pequena cidade no cantão de Neuchâtel: La Chaux de Fonds, na Suíça, próximo a fronteira com a França. Ele participou de um jardim de infância que utilizou métodos de aprimoramento da inteligência juntamente com observação.
Ainda novo atraído para as artes visuais e estudou na Escola de Arte La Chaux de Fonds sob Charles L’Eplattenier, que estudou em Budapeste e Paris. Seu professor de arquitetura na Escola de Arte foi o arquiteto René Chapallaz, que teve uma grande influência sobre os primeiros projetos de Le Corbusier.
Em seus primeiros anos ele frequentemente fugia da atmosfera um pouco provincial de sua cidade natal, viajando pela Europa. Em 1907, viajou para Paris, onde encontrou trabalho no escritório de Auguste Perret, pioneiro francês de concreto armado. Em 1908, estudou arquitetura em Viena com Josef Hoffmann. Entre outubro de 1910 e março de 1911, ele trabalhou perto de Berlim para o renomado arquiteto Peter Behrens, onde ele encontrou Ludwig Mies van der Rohe e Walter Gropius. Tornando-se fluente em alemão. Ambas as experiências seriam úteis para sua carreira adiante.
Em 1911, ele viajou para os Balcãs e visitou a Bulgária, Grécia e Turquia, enchendo cadernos com representações inspiradas nas vivências, incluindo muitos esboços famosos do Partenon, cujas formas mais tarde viriam a aparecer em sua obra Vers.
Le Corbusier ensinou em sua antiga escola em La Chaux de Fonds, durante a Primeira Guerra Mundial, não retornando a Paris até que a guerra tivesse acabado. Durante esses quatro anos na Suíça, trabalhou em teóricos estudos de arquitetura usando técnicas modernas. Entre estes estava o seu projeto para a Casa Domino (1914-1915). Este modelo propõe um plano aberto que consiste em placas de betão suportados por um número mínimo de finos, pilares de betão em torno das bordas, com uma escada de acesso a cada nível de um lado do plano de piso.
Este projeto se tornou a base para a maior parte de sua arquitetura para os próximos dez anos. Logo ele iria começar sua própria prática arquitetônica com seu primo, Pierre Jeanneret (1896-1967), uma parceria que duraria até 1950, com uma interrupção nos anos da Segunda Guerra Mundial, devido à posição ambivalente de Le Corbusier para o regime de Vichy.
Em 1918, Le Corbusier conheceu o pintor cubista Amédée Ozenfant, em quem reconheceu um espírito semelhante. Ozenfant o incentivou a pintar, e os dois começaram um período de colaboração. Rejeitando o cubismo como irracional e “romântico”, o par conjuntamente publicaram seu manifesto, Après le cubisme e estabeleceu um novo movimento artístico, o purismo. Ozenfant e Le Corbusier estabeleceram o Purist revista L’Esprit Nouveau. Ele tinha uma grande amizade com o artista cubista Fernand Léger.
Embora sua principal carreira tenha sido a de arquiteto, também foi competente na pintura e na teoria artística. Como pintor, ajudou a fundar o movimento purista, uma corrente derivada do cubismo, nos anos 1920. Na revista francesa “L’Esprit Nouveau” (O espírito novo), publicou numerosos artigos com suas teorias arquitetônicas.
Na primeira edição da revista, em 1920, Charles-Edouard Jeanneret adotada Le Corbusier, uma forma alterada do nome de seu avô materno, “Lecorbésier”, como um pseudônimo, refletindo sua crença de que qualquer um poderia se reinventar. Adotando um único nome para se identificar estava em voga por artistas em muitos campos naquela época, especialmente entre aqueles em Paris.
Entre 1918 e 1922, Le Corbusier nada havia construído, concentrando seus esforços em teoria purista e pintura. Em 1922, Le Corbusier e seu primo Jeanneret abriram um estúdio em Paris.
Seus estudos teóricos logo avançaram em vários protótipos diferentes de um único modelo de casa. Entre 1922 e 1927, Le Corbusier e Pierre Jeanneret projetaram muitas casas particulares para clientes nos arredores de Paris. Entre elas uma que agora abriga o Fondation Le Corbusier.
Ao retornar, em 1929, da América do Sul para a Europa, Le Corbusier conheceu a artista e atriz Josephine Baker a bordo do transatlântico Lutétia. Le Corbusier fez vários esboços de nudez de Baker. Logo após seu retorno à França, Le Corbusier casou-se com Yvonne Gallis, uma costureira e modelo de moda. Falecida em 1957. Le Corbusier também teve um longo caso extraconjugal com a sueco-americano herdeira Marguerite Tjader Harris.
Le Corbusier começou a experimentar com design de mobiliário em 1928 após ter convidado o arquiteto, Charlotte Perriand, para se juntar a seu estúdio. Seu primo, Pierre Jeanneret, também colaborou em muitos dos projetos. Antes da chegada de Perriand, Le Corbusier contou com ready-made de móveis para mobiliar seus projetos, como as peças simples fabricados pela Thonet, a empresa que fabricou seus projetos em 1930.
Criadas aproximadamente entre 1928 A mais famosa destas cadeiras são o agora icônico LC-1, LC-2, LC-3 e LC-4, originalmente intitulado “Basculant” (LC-1), “Fauteuil grand confort, petit modèle” (LC- 2 “, grande conforto sofá modelo pequeno”), “Fauteuil grand confort, grand modèle” (LC-3 “, sofá grande conforto, modelo grande”), e “Chaise longue” (LC-4, “cadeira Long”). A LC-2 e LC-3 são mais coloquialmente conhecido como o conforto petit e conforto grande (abreviatura do nome completo, e devido à respectivos tamanhos). O LC-2 (e similares LC-3) foram apresentados em uma variedade de meios, nomeadamente a Maxell “soprado” por publicidade.
Criou um projeto para a população de renda baixa chamando-o de grandes blocos de células, como apartamentos individuais empilhados um em cima do outro, com planos que incluem uma sala de estar, quartos e cozinha, bem como um terraço com jardim. Não apenas com projetos para blocos habitacionais, logo após fazendo estudos projetados para cidades inteiras. Em 1922, ele apresentou seu plano para uma “Cidade Contemporânea” por três milhões de habitantes (Ville Contemporaine). Seu lema, “Arquitetura ou Revolução”, desenvolvido em seus artigos publicados em revista, tornou-se seu grito de guerra para o livro Vers une arquitetura (Rumo a uma Arquitetura, anteriormente mal traduzida para o Inglês como Rumo a uma Nova Arquitetura).
Após a Segunda Guerra Mundial, Le Corbusier tentou realizar seus esquemas de planejamento urbano em pequena escala pela construção de uma série de “une” (a unidade de bloco habitacional da Cidade Radiante) em toda a França. O mais famoso deles foi o Unité d’Habitation de Marselha (1946-1952).
No ano de 1964, enquanto Le Corbusier ainda estava vivo, Cassina SpA de Milão adquiriu os direitos exclusivos em todo o mundo para a fabricação de seus projetos de mobiliário. Hoje existem muitas cópias, mas Cassina ainda é o único fabricante autorizado pelo Le Corbusier Fondation; consulte a página dos EUA
Entre os primores da engenharia de construção foi convidado a executar o projeto do edifício sede das nações Unidas (ONU), em Nova York, que foi desenhado por Le Corbusier, pelo brasileiro Oscar Niemeyer e pelo inglês Sir Howard Robertson, em 1947.
Contra as ordens de seu médico, em 27 de agosto de 1965, Le Corbusier foi para um mergulho no Mar Mediterrâneo, em Roquebrune-Cap-Martin, França. Seu corpo foi encontrado por banhistas e ele foi declarado morto às 11:00 Supunha-se que ele pode ter sofrido um ataque cardíaco. Ritos sua morte teve lugar no pátio do Palácio do Louvre em 01 setembro de 1965 sob a direção do escritor e pensador André Malraux, que estava na França, o Ministro da Cultura. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no túmulo que ele havia designado em Roquebrune.
Morte de Le Corbusier teve um forte impacto sobre o mundo cultural e político. Homenagens foram pagos em todo o mundo e até mesmo alguns dos piores inimigos de Le Corbusier, como o pintor Salvador Dalí, reconheceram a sua importância (Dalí enviou uma coroa de flores). O presidente dos Estados Unidos Lyndon B. Johnson disse: “Sua influência foi universal e suas obras são investidos com uma qualidade permanente possuído por aqueles de muito poucos artistas da nossa história”. A União Soviética acrescentou, “Arquitetura moderna perdeu o seu maior mestre”.
Os visitantes podem encontrar seu túmulo no cemitério acima Roquebrune-Cap-Martin, entre Menton e Mônaco, no sul da França.
A Fondation Le Corbusier (ou FLC) funciona como sua propriedade oficial. O representante de direitos autorais dos EUA para a Fondation Le Corbusier é a Sociedade de Artistas Direitos.
Corbusier disse: “As cadeiras são arquitetura, sofás são burgueses”.
Desde sua morte, a contribuição de Le Corbusier foi muito disputado, como os valores de arquitetura e seus aspectos de acompanhamento dentro de arquitetura moderna variar, tanto entre diferentes escolas de pensamento e entre arquitetos praticantes. [16] Ao nível do edifício, seus trabalhos posteriores expressaram compreensão complexa do impacto da modernidade, mas seus projetos urbanos têm atraído desprezo dos críticos.
A Fondation Le Corbusier é uma fundação privada e arquivar homenageando o trabalho do arquiteto Le Corbusier (1887-1965). Ele opera Maison La Roche, um museu localizado no 16 º arrondissement de 8-10, praça du Dr. Blanche, Paris, França, que está aberto diariamente, exceto aos domingos. Em junho de 2008, a Maison La Roche foi temporariamente fechada para reforma.
A Fondation Le Corbusier foi criada em 1968. Ele agora possui Maison La Roche e Maison Jeanneret (que formam sede da fundação), bem como o apartamento ocupado por Le Corbusier em 1933-1965 Coli rue Nungesser et em Paris 16e, ea “casa pequena” que ele construiu para seus pais em Corseaux nas margens do Lac Leman (1924).
Maison La Roche e Maison Jeanneret (1923-1924), também conhecido como La Roche-Jeanneret casa, é um par de casas geminadas que era terceira comissão Corbusier, em Paris. Eles estão dispostos em ângulos retos entre si, com ferro, concreto e em branco, fachadas brancas desencadeando uma galeria espaço curvo de dois andares. Maison La Roche é agora um museu, com cerca de 8.000 desenhos originais, estudos e planos de Le Corbusier (em colaboração com Pierre Jeanneret 1922-1940), bem como cerca de 450 de seus quadros, cerca de 30 esmaltes, cerca de 200 outras obras sobre papel , e uma grande coleção de arquivos escritos e fotográficos. Ele descreve-se como a maior coleção do mundo de desenhos Le Corbusier, estudos e planos.
Fonte: wikipédia / uol