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Classic Designer: Charles e Ray Eames

Charles Eames Junior

 

Charles Eames Junior ( 17 de Junho de 1907 – 21 de Agosto de 1978). Nascido em Saint Louis, Missouri. Sobrinho do arquiteto William S. Eames. Estudante, aos 14 anos Charles trabalhava meio período na Laclede Steel Company onde adquiriu conhecimentos de desenho, arquitetura e engenharia, lá ele nutriu a idéia de algum dia tornar-se um arquiteto. Ganhou uma bolsa de estudos na Universidade Washington em St. Louis, onde estudou por pouco tempo, sendo afastado após dois anos de faculdade. Alegam ainda hoje que sua desistência e não proveito das aulas eram devido a defesa de Frank Lloid e pelo interesse incomum em arquitetos modernistas, e alegadamente por causa de sua posição “demasiadamente moderna”. Existem fatos não concretos que ao mesmo tempo de freqüência à universidade Charles Eames era também funcionário do gabinete de arquitetura Trueblood and Graf. As exigências de horário do emprego e das aulas levaram Charles Eames a decair na Academia.

 

No seu tempo de freqüência da Universidade de Washington, Charles Eames conheceu Catherine Woermann, com quem casaria em 1929 tornando-se sua primeira mulher. Um ano após tiveram uma filha, Lucia. Em 1930 Abriu seu próprio gabinete de arquitetura em St. Louis, em parceria com Charles Gray e mais tarde unindo um terceiro sócio, Walter Pauley. Charles Eames sofreu fortes influências dos trabalhos de um outro arquiteto famoso, o finlandês Eliel Saarinen, cujo filho Eero Saarinen, viria a ser seu sócio e amigo. Charles Eames e sua família mudou-se em 1938 para o Michigan a convite de Eliel, prosseguindo seus estudos de arquitetura na Academia de Arte de Cranbrook (Cranbrook Academy of Art), onde mais tarde chegaria a professor e responsável pelo departamento de design industrial.

Em parceria com Eero Saarinen desenhou mobiliário para a competição “organic Design in Home Furnishings” no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 1940 – 1941 onde, durante a separação de desenhos e maquetes para a competição conhece Ray Bernice Alexandra Kaiser . Charles Eames e Eero Saarinen foram premiados por seus trabalhos, com novas técnicas de moldagem de madeira, originalmente concebida por Alvar Aalto, que mais tarde Charles Eames desenvolveria em inúmeros produtos de contraplacado moldado, incluindo além de cadeiras e outros mobiliários domésticos, fazendo macas para a Marinha norte-americana durante a II Guerra Mundial. Ainda em 1941 ocorre o divorcio de Charles Eames e Catherine. E em seguida casa-se com sua colega de Cranbrook Ray Bernice Alexandra Kaiser, nascida em Sacramento, Califórnia. O casal muda-se para Los Angeles, onde permaneceriam trabalhando o resto de suas vidas.

 

No final da década de 40 Charles Eames desenhou e construiu à mão numa questão de dias com base em peças de aço pré fabricadas destinada a utilização industrial, a pioneira, Eames House, que ainda hoje permanece um marco da arquitetura moderna.

Bernice Alexandra Kaiser Ray Eames

 

Bernice Alexandra Kaiser Ray Eames (15 de Dezembro de 1912 – 21 de Agosto de 1988) foi uma artista, designer e cineasta norte-americana que, em conjunto com o seu marido Charles, foi responsável por muitos ícones do design do século XX. Nasceu em Sacramento, Califórnia, filha de Alexander e Edna Burr Kaiser, e irmã de Maurice. Depois de viver em várias cidades durante a juventude, em 1993 graduou-se no Colégio Bennett, em Millbrook, mudando-se em seguida para Nova Iorque, onde estudou pintura expressionista abstracta com Hans Hofmann. Foi uma dos fundadores do grupo American Abstract Artists em 1936, tendo exibido obras na sua primeira exposição um ano mais tarde no Riverside Museum em Manhattan. Uma das suas telas está na coleção permanente do Museu Whitney de Arte Americana. Em Setembro de 1940 inicia estudos na Cranbrook Academy of Art, no Michigan. Conhece Charles Eames durante a preparação de desenhos e maquetes para a competição “Organic Design in Home Furnishings”, casariam no ano seguinte. Em 1943, 1944 e 1947, Ray Eames desenhou várias capas para a publicação de referência Arts & Architecture. Durante o final da década de 40, criou vários padrões têxteis, dois dos quais foram produzidos pela Schiffer Prints, empresa que também produziu tecidos da autoria de Salvador Dalí e Frank Lloyd Wright. Peças originais destes trabalhos podem ser vistas em várias coleções de museus. Ray Eames morreu em Los Angeles em 1988, dez anos depois do seu marido.

Casal Eames

Charles Ormond Eames Júnior (1907–1978) e Bernice Alexandra “Ray” Eames (1912–1988) foram um casal de designers norte-americanos, autores de contribuições significativas e notáveis para a arquitetura e mobiliário modernos, com uma vasta obra nos campos do design gráfico e industrial, belas artes, cinema e engenharia. Durante a década de 50, o casal Eames prossegue o seu trabalho na arquitectura e design de mobiliário. Tal como no trabalho inicial em contraplacado, Charles e Ray Eames são pioneiros na utilização de inúmeras técnicas, como a fibra de vidro, cadeiras em resina plástica, e as cadeiras em malha de metal concebidas para o fabricante de equipamento de escritório Herman Miller. A par do trabalho de design, o interesse de Charles pela fotografia traduziu-se na concepção de várias curtas-metragens. Desde a sua primeira obra, o incompleto “Traveling Boy” de 1950, até ao extraordinário Powers of Ten de 1977, o seu trabalho no cinema tem sido visto como um meio de difusão para idéias e um veículo de experimentalismo e educação.

 

 

O casal Eames também concebeu e desenhou várias exposições notáveis. A primeira delas, Mathematica: a world of numbers…and beyond (1961), foi financiada pela IBM e é a única das suas exposições ainda existente, e considerada o modelo para exposições de divulgação científica no meio popular. Foi seguida, entre outras, pelas exposições “A Computer Perspective: Background to the Computer Age” (1971) e “The World of Franklin and Jefferson” (1975–1977). Em atividade ao longo de mais de quatro décadas (1943-88) na Washington Boulevard em Venice na Califórnia, o gabinete de Charles e Ray Eames, acolheu na sua equipa vários designers notáveis, como Henry Beer, Richard Foy, Don Albinson, Deborah Sussman, Harry Bertoia e Gregory Ain, que foi engenheiro-chefe para os Eames durante a II Guerra Mundial.

 

Entre os vários projetos de relevo que surgiram no gabinete estão as cadeiras em contraplacado moldado DCW (“Dining Chair Wood”) e DCM (“Dining Chair Metal”) em 1945, Eames Lounge Chair de 1956, o mobiliário para o Aluminium Group em 1958, a Eames Chaise, desenhada em 1968 para o amigo de Charles, o realizador Billy Wilder, a Do-Nothing Machine em 1957, experiências com energia solar e um vasto número de brinquedos.

 

 

O casal produzia com frequência curtas metragens para documentar os seus interesses, como o colecionismo de brinquedos e de artefatos culturais durante as suas viagens. Os filmes também registram o processo de montagem das suas exposições ou a produção das suas peças de mobiliário. Alguns dos seus outros filmes abrangem temas mais intelectuais. Powers of Ten, narrado pelo físico Philip Morrison, oferece uma demonstração dramática das ordens de magnitude através do afastamento visual da Terra em direção à fronteira perceptível do universo, aproximando-se em seguida do núcleo de um átomo de carbono.

 

Charles Eames morreu de ataque cardíaco em 21 de Agosto de 1978 durante uma viagem à sua terra natal. Ray morreria 10 anos mais tarde. Na altura da sua morte, encontravam-se a trabalhar no que seria a sua última produção em série, o Sofá Eames, produzido em 1984. Desde o início da sua atividade, o mobiliário dos Eames era listado apenas pelo nome de Charles Eames. Em 1948 e 1952, os catálogos da Herman Miller apenas mencionam Charles, mas ficou evidente que a mulher Ray, pela magnitude da sua participação e envolvimento, deveria ser considerada nos mesmos termos do marido. Os têxteis eram desenhados somente por Ray, assim como os bancos Time Life.

Em 1979, o Royal Institute of British Architects homenageou o trabalho de ambos com uma Medalha de Ouro.

 

 

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