Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

logotipo-soline-moveis

Telefones

Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

Iluminação Interna

iluminação interna

Iluminação e o ambiente de convívio diário estão relacionadas mais do que imaginamos, se faz essencial uma área iluminada adequadamente para um trabalho bem desenvolvido, ou seja, não é só questão de colocarmos uma simples lâmpada e achar que é o suficiente. Existem maneiras de utilizarmos a luz para um foco principal que é a comodidade e praticidade da ambientação de pessoas com relação a luz.

 

Existem Normas Técnicas para empresas tratarem com rigor e sensibilidade o ambiente de trabalho, assim como os funcionários estabelecidos em escritórios e áreas corporativas.

Possuímos também o bom senso, e critérios de avaliação para definir o ambiente em que o funcionário e os conviventes são mais adeptos e sentem-se melhor, produzindo mais e frequentando mais o local.
Atendendo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) , que esclarece que um funcionário necessita de uma intensidade de luz variável entre 600 e 500 Lux (que se iguala a duas lâmpadas tubulares fluorescentes de 32 watts).

 

Como transformar um ambiente agradável somente com as luzes

Lâmpadas com tons branco azulados, passam a sensação de frio e são ótimas estimulantes, por sua claridade e sensação de amplitude que passam ao ambiente iluminado no escritório, sendo mais claras tendem a estimular o trabalho e a concentração.

Tons quentes em lâmpadas como as branco amareladas dão a sensação de calor e inquietude dependendo do tom, podem passar também uma sensação de relaxamento e calma.

Quando for investir em iluminação estude a planta do local a ser modificado, onde serão os focos principais de luz, qual a sensação que irá passar para os frequentadores e circulantes da sala ou do escritório, observe se janelas podem conduzir a maior parte da iluminação, se lâmpadas não serão postas em conflito com a iluminação natural do escritório. Planeje atentamente caso o horário de funcionamento for após o por do sol, para direcionar as luzes de acordo com onde há necessidade de uma iluminação mais ampla ou frequente.

Áreas não iluminadas dão a sensação de desleixo, descaso e até esquecimento. Utilize luminárias para cantos obscurecidos, no mercado existem lâmpadas especiais para cada necessidade de iluminação. Confira algumas delas:

  • Pendente (fixação no teto):

 

  • Balizador (fixação na parede):

  • Plafon (fixação no teto):

  • Spot Sobrepor (fixação no teto):

  • Spot de Embutir (fixação no teto):

  •  Lustre (fixação no teto):

  • Abajur (superfície plana horizontal):

  • Refletor (superfície plana vertical ou horizontal):

  • Arandela (fixação na parede):

  • Coluna (superfície plana horizontal chão):

  • Luminárias de Fibra Óptica

  • Luminárias de mesa:

Na mesa de trabalho com computadores maior parte da iluminação vem do computador (monitor). Portanto, a luz não precisa ser 500 lux, podendo ser mais fraca. Locais onde existe muita luz cansa mais o funcionário.

A sala de reunião é um ambiente para acalmar e decidir, então luzes difusas e aconchegantes são bem vindas. Luzes que emanam do teto com o foco nas paredes são excepcionais em termo de iluminação. Claro criando um ambiente funcional e adaptado. No caso de vídeo conferências uma luza que se ajuste a necessidade dos olhos para não forçar a visão nem refletir nas telas, exibição de layouts em retroprojetores requer uma luz pouco intensa, mas, no caso de uma reunião de criação, por exemplo, iluminação é essencial para melhor visibilidade.

Além de luzes no forro do teto criar um ambiente muito bem projetado e admirado nem sempre é a melhor solução, nem a mais prática. Veja com seu designer, engenheiro e arquiteto as melhores soluções para o que você planeja.

Temos também as luminárias pendentes, vemos elas em quase todos os lugares pois são práticas, simples e belas. Com a luz realmente direcionada, mas ilumina todo o local e não são cansativas, com modelos surpreendentes, luminárias pendentes servem para qualquer ambiente.

::: DICA :::

Não sabe em que área colocar as luzes fortes, fracas, frias e quentes então veja essa dica da Soline para clarear até seus pensamentos !

Quartos são locais de descanso, onde precisamos de uma iluminação mais baixa, pois ao acordar ligamos luzes e nosso olho tende a desacostumar-se com claridades externas. Além de alguns quartos serem dotados de televisores e computadores, forçar a vista não é a coisa mais agradável a se fazer, então indicamos lâmpadas fluorescentes na cor branca morna ( 3000k ).

Cozinhas e áreas de serviço são locais de cuidados com o alimento e a limpeza, áreas onde precisamos enxergar melhor quantidades então devem ser utilizadas lâmpadas na cor branca fria ( > 4000k ).

Nas salas de estar ou espera são como nos quartos, onde precisamos descansar e temos aparelhos que emanam luzes, ou seja, iluminação fraca e aconchegante para essas áreas de espera. Lâmpadas fluorescentes na cor branca morna ( 3000k ).

Banheiros são locais limpos e de acesso contínuo, luzes brancas causam a sensação de limpeza e preservação, utilize luzes claras no local todo, para uma melhor visão a dica é lâmpada na cor branca fria ( > 4000k)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Fale Conosco

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça seu orçamento.

Veja Também