Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

logotipo-soline-moveis

Telefones

Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

Pensando em Cores

Será que um escritório decorado com carpetes laranjas tem uma quantidade maior de colaboradores produtivos que um de carpetes cinzas? No Reino Unido, uma exposição explorou o efeito psicológico de decorar com diferentes tons.

Tradução do texto de Charlotte Taylor para a onOffice magazine

Psicologia das Cores no Local de Trabalho, um dia de exposição organizado pela  König + Neurath (empresa de design e fabricação de móveis para escritório), reuniu um time de designers para a Galeria Turner Contemporary. A demonstração instigante da empresa sobre o efeito das cores no ânimo e na produtividade, contou com ajuda da especialista em tendências WGSN para apresentar teorias das cores e sugestões de aplicação no design de ambientes corporativos.

Para explorar os temas do evento, foram utilizados três espaços de trabalho configurados em diferentes paletas de cores. Os arquitetos e designers visitaram um espaço por vez, refletindo sobre os pensamentos e sentimentos estimulados em cada um. Os ambientes foram criados utilizando os mesmos móveis (uma seleção da K + N e sua parceira Chat Board, Artemide e Vorwerk), com o objetivo de enfatizar o efeito das cores.

Depois que as divisórias entre os ambientes foi removida e a exposição foi revelada por inteiro, Gemma Riberti da WGSN falou sobre a teoria psicológica por trás das reações dos participantes e sobre os potenciais benefícios das cores em espaços corporativos.

A profissional aplicou aos três escritórios os princípios da psicologia das cores e a análise sobre o impacto das cores nas emoções e no comportamento humano. Ela também destacou tendências atuais que guiam o uso das cores nos locais de trabalho, incluindo a  aclimatação dos escritórios.

As três paletas escolhidas oferecem a oportunidade de explorar distintos grupos de cores: quente e frio; emocional e racional; físico e intelectual.

O primeiro espaço, “quente” em vermelhos, laranjas e amarelos, traz a sensação de “energia, otimismo e entusiasmo” para o ambiente. “Foi uma configuração muito estimulante. Essas são cores intensas emocionalmente, ideais para brainstorming, interação e tarefas que necessitam atenção aos detalhes” diz Ribert.

Já no segundo espaço, o uso de vários tons de azul demonstra os muito diferentes benefícios das cores “frias”. Riberti descreve o azul como uma cor “segura” para a decoração, sendo “a mais comercial para interiores de escritórios, comumente aceita como uma das cores mais produtivas”. A ligação do azul com intelectualismo e tranquilidade faz dele uma cor ideal para produção e processamento.

No meio desses dois contrastes está o ambiente neutro com uma paleta de brancos e cinzas. “Branco tem um apelo moderno e cool, mas muitos querem espaços mais quentes, aconchegantes e pessoais”, comenta a profissional.  “Branco traz uma sensação anti-séptica que pode limitar estímulos- e o brilho que essa cor cria pode ser bastante intenso, forçando os olhos.”

Expor o ambiente neutro entre os projetos quente e frio coloca-o como “uma provocação, onde as pessoas que entram na sala se tornam o elemento de cor, o detalhe revitalizante do espaço”. Um projeto neutro como esse pode acalmar o ambiente de trabalho, permitindo que os usuários dêem vida ao espaço com suas personalidades e acessórios.

Riberti destaca outras cores comuns que não foram exploradas nos três espaços, como o uso do verde no ambiente corporativo, cor que tem uma ligação com a natureza frequentemente vista como uma resposta ao crescente papel da tecnologia no local de trabalho; e o crescente uso de cores pastéis em resposta ao escritório simples e “rústico”. Ela também nota o efeito positivo do zoneamento de cores, uma técnica cada vez mais utilizada no design de escritórios.

O assunto certamente é digno de reflexão, e não há um manual com regras para o uso das cores no local de trabalho – a psicologia das cores é baseada em respostas emocionais individuais. “A chave é equilibrar e dispor uma seleção de tons complementares e contrastantes”, sugere Riberti. “As pessoas sempre terão reações diferentes às cores, portanto, usar cores em variedade compondo contrastes para estimular a equipe, seja talvez, a abordagem mais eficaz.”

Acesse o texto original (em inglês): https://www.onofficemagazine.com/interiors/item/4988-thinking-in-colour

___________________

Está pensando em renovar seu escritório? Nós montamos o projeto de layout para você!

É só enviar um e-mail que a gente te ajuda 😉

Enviar e-mail

Acesse www.solinemoveis.com.br e conheça nosso catálogo de móveis para escritório!

Confira outros conteúdos sobre o assunto: https://solinemoveis.com.br/blog/a-influencia-das-cores-em-seu-escritorio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Fale Conosco

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça seu orçamento.

Veja Também