Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

logotipo-soline-moveis

Telefones

Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

Prateleiras, Nichos e Estantes

prateleiras-nichos-estantes

Estantes foram criadas para expor praticidade, tudo aquilo que você precisa ter sempre em mãos, mas hoje em dia estante é muito mais estética, pois colabora intensamente com o ambiente, é sempre o alvo das atenções, seja com livros, enfeites, eletrônicos. Estantes tornaram-se o foco principal de qualquer projeto. Útil e decorativa, virou uma aliada, com vários modelos disponíveis para abrigar coisas, aliás, qualquer tipo de coisa, praticidade pode ser considerado o sobrenome da estante, que com o tempo ganhou muito mais espaço em nossas casas, escritórios.

As estantes compõem ambientes como, salas de estar, cozinhas, banheiros, lavanderias, quartos, mercados, quartos, entre outros.

Com seu lado minimalista, são as famosas prateleiras, que podem ser fixadas sem estrutura lateral, somente com um cotovelo francês ou embutidas.

Quando fechadas no fundo e laterais as estantes são nomeadas como nichos, muito utilizado por proteger mais o objeto de exposição.

 

 

 

  • Orçamento
  • Espaço
  • Modelo
  • Peso
  • Iluminação Embutida
  • Pesquisa de Mercado
  • Decorar Ornamentos
  • Embutir ou não?
  • Preços no Mercado

ORÇAMENTO

 

 

Fácil adquirir um item como uma estante, prateleira ou nicho, são os itens mais visados no quesito mobiliário em madeira ou aço para armazenar ou expor. Comece fazendo um orçamento de quanto pode gastar em seu projeto, defina limite de gasto, isso irá facilitar na sua escolha, como existem muitos modelos, conseguirá eliminar as de valores mais altos ou baixos, dependendo do que procura isso irá facilitar.

Compare preços antes da compra, você irá notar uma grande variedade de preços. Com as principais diferenças de valores baseadas no design, estrutura, tamanho, finalidade e material

Caso esteja montando seu escritório ou mobiliando sua casa, estantes podem ser essenciais, confira seu projeto e defina limites de acordo com nossas dicas abaixo.

 

 

 

ESPAÇO

 

Ambiente

Saiba qual o tipo de ambiente para colocar sua estante, se é um local úmido, por exemplo, jamais compre estantes em madeira, se for para áreas externas procure por produtos galvanizados, no caso de armazenamento para comércio dê preferência para estantes em aço com pintura epóxi, se houver maresia, existem itens vendidos com a descrição insalubre, que suportam corrosão por mais tempo. Lembre-se que o tempo útil da sua estante, nicho ou prateleira, depende da preservação.

 

 

 

  1. Galvanizada
  2. Insalubre
  3. Pintura Epóxi
  4. Esmaltada
  5. Laca
  6. Polipropileno

 

 

 

Locais de acesso

Quando projetar o local da sua estante tire as medidas necessárias com folga para colocá-las ( Altura, Largura e Profundidade ), meça a parede se for adquirir nichos para certificar que eles irão caber sem esforço, nichos podem ser postos até encostar no chão diferente de prateleiras que são em geral colocadas no alto. Tome cuidado com portas, janelas, interruptores, tomadas, canalizações e iluminação, impedimentos como esses podem causar problemas futuros.

Pense em freqüentes mudanças de lugar da sua estante, não faça com que a estante caiba somente de uma forma, no caso de haver pouco espaço opte por móveis modulares, que podem ser modificados, custam um pouco mais, mas vão fazer toda a diferença na hora de mudar a decoração do local.

Assegure-se de que o local suporte a estrutura da estante, caso haja muito peso a sustentação do chão ou se embutida na parede, deve ser planejada.

Existem hoje no mercado estantes com pés ajustáveis

Caso tenha pouco espaço em largura para sua estante, pode compensar com altura.

 

 

MODELO

Existem diversos modelos de estantes, nichos e prateleiras nos devidos materiais:

– madeira

fabricados em MDF ou MDP com espessura de 15mm, 18mm, 22mm, com textura ou laminada, diversas cores de madeira

 

 

– aço

Em chapa de 28mm, 26mm, 24mm, 22mm, 20mm, podem suportar peso de até 100kg por prateleira, antiferrugem, possui opção de colorização esmaltada, de fácil montagem.

 

 

-alumínio

polido, material muito acessível, leve e prático.

– borracha

antideslizante, fixador, diversos modelos, durável e antiqueda

 

– alvenaria

em geral são constituídas por materiais como cimento, argamassa, gesso, entre outros. São estruturas fixas unidas a paredes e chão, imóveis, camuflam se com o ambiente por serem integradas fisicamente a ele.

 

 

– acrílico

Parecidas com o poliuretano e vidro mas muito mais resistente do que vidro, leve e mais enrigecida do que o plástico, estantes em acrílico geralmente são transparentes, modelos mais recentes possuem colorização com transparência ou cores foscas, combinando com qualquer local.

 

Saiba que o material escolhido interfere na durabilidade de seu móvel, caso tenha problemas com peso excessivo, probabilidade de riscos na superfície freqüentemente, temperatura, corrosão, etc. Explicar isso ao vendedor ou pesquisar os melhores materiais para suportar as interferências externas, assim você aumenta a vida útil de seu mobiliário.

 

 

Modelo Estante Aberta

Neste caso de estante você vai encontrar mais comodidade nos valores por serem bem baixos, porque só contam com uma montagem simples de materiais simples no caso de estante reta. Geralmente com quatro colunas e prateleiras fixadas ou laterais fechadas com prateleiras e fundo aberto. Perfeitas para expor itens e facilitar o uso do que ela expõe.

 

Modelo Estante Fechada

Com um valor superior e mais proteção para seus objetos é fechada no fundo e laterais impedindo a circulação de sujeira ou o desgaste dos materiais expostos pela luz exterior, pode ser fabricada com portas de vidro, ou mista. Módulos fechados em sua estante protege o material geralmente o Bar da estante fabrica-se fechado pois taças e garrafas possuem um certo risco de cair e vê-se mais facilmente a sujeira acumulada. Para que não pese o visual opte por módulos e nichos mesclados em abertos e fechados.

 

 

 

Projeto Especial

Difícil de encontrar uma estante adequada para seu espaço? Opte por uma planejada, peça para um designer de interiores projetar algo com o espaço que você dispõe. O bom deste tipo de opção é que será aproveitado cada espacinho que você tiver, fazendo o espaço render muito. Um marceneiro de confiança executará o desenho, nesse caso o custo pode ser um pouco alto, mas a certeza de que a estante ficará exatamente do jeito que você deseja já irá valer o trabalho.

Invista sempre em peças modulares.

 

Estantes utilizadas como Parede

Alguns modelos de móveis são mais do que um depósito de objetos, cresceram de tal forma que conseguem até criar um ambiente novo, dividindo-o, como no caso de criar uma parede falsa com uma estante, são modelos bem altos (do chão ao teto) e modelos baixos (idêntico a um muro), a maioria planejados. As que chegam até o teto, podem ser vazadas para deixar passar a luz para o outro cômodo ou fechadas para criar a ilusão real de divisão. Neste modelo de estante é necessário um bom acabamento de ambos os lados. As estantes baixas podem ser utilizadas como bancada, são realmente muito úteis e deixam o ambiente unido.

 

Cor da Estante

É sempre questão de decorar da maneira certa para alcançar o objetivo final, não se prenda a cores de estação ou a cor da moda, visualize como se a estante, prateleira, nicho, fosse ficar lá por no mínimo dois anos, se você muda frequentemente seus móveis, pesquise qual cor vai combinar com todas as mudanças, se no local onde ela ficará existe exposição ao sol, umidade, grande quantidade de poeira, ela pode manchar ou requerer muita manutenção e limpeza. Cores escuras escondem sujeira. Materiais tratados por processos de impermeabilização, anti risco, anti ferrugem, resinas duram mais sem alterações dramáticas.

Para espaços pequenos é indicado o uso de cores claras para não diminuir ainda mais. Cores claras tendem a deixar o ambiente mais espaçoso (é uma questão de aparência sensorial) ampliando e não abafando o lugar. Espaços grandes tornam-se mais aconchegantes com decoração escura, que sugere acolhimento e aquecimento.

Escolha o tom de móvel que combine com o piso (chão) e as paredes de sua casa ou escritório equilibrando os tons. Se a questão for colocar móveis coloridos, cores como vermelho, azul, entre outras, o melhor é aplicar uma base neutra em todo o resto.

Modelos Artesanais

Caixas de feira pintadas, Cubos de madeira MDP, escadas com ripas de madeira, tudo isso com um bom tratamento como cor, acabamento, pode ser uma ótima, econômica, reutilizável e prática forma de improvisar de maneira eficaz. E se enjoar, pode mudar e utilizar de outro modo.

PESO

No quesito peso suportado, verifique se a estante suportará o peso necessário para seus objetos, se for utilizar uma estante como estoque, prefira as que suportam mais de 50kg por prateleira, parafusadas, com reforço. Existem no mercado estantes que aguentam 100kg por prateleira, se for expor objetos leves sua preocupação não deve ser menor, estantes que envergam as prateleiras no centro são bem comuns, trincam a madeira, envergam o aço, tome cuidado ao escolher, tire todas as informações com o vendedor e dê preferência a fazer uma visita em lojas para ver pessoalmente a qualidade de nichos, prateleiras e estantes.

 

Estantes em aço com chapa 20, 22, suportam mais peso, chegando a 100kg por prateleiras sem envergar com o uso

Estantes em madeira com espessura de 25mm suportam mais peso.

Evite vãos e prateleiras com grande largura porque com o uso, e peso, a prateleira irá envergar. Prateleiras de MDF são menos resistentes que as de MDP, explicar a capacidade é dever do fabricante.

Armazene os produtos mais pesados no nível mais próximo ao chão e os leves nos níveis superiores.

ILUMINAÇÃO

O resultado é impressionante, quase cinematográfico. Cuidado com lâmpadas que aquecem demais, podem queimar a madeira ou as superfícies próximas. Fitas de LED não aquecem e os famosos spots só podem ser embutidos em madeiras com certa espessura.

 

 

 

DECORAÇÃO

A escolha da estante é somente a primeira etapa, a parte mais complicada pode ser organizá-la. O que por sobre sua estante? A resposta está no local onde ela ficará, o que há em volta dela e o que você possui para preenchê-la.

 

Livros

Livros em estante são clássicos, ótimos para preencher, dizem muito sobre o local e leva aconchego, mantê-los limpos e organizados é um ótimo começo. Cuidado com os livros que você expõe em sua prateleira, os visitantes tendem a parar em frente aos livros para se distrair. É como conhecer a pessoa que os comprou. Ponha alguns deitados e saia do convencional “em pé”!

Bar

Ter um bar embutido em sua estante ou uma estante somente para colocar um bar é perfeito para locais grandes, com luz embutida, vai ficar realmente chic.

Enfeites

Quanto maior o número de itens na sua estante, mais cheia e acolhedora ela parecerá, será como a alma da casa. Enfeites que ornem com a estante e com o ambiente são perfeitos.

Aparelhos

Home theater, televisão, dvd, video game, tudo é válido, hoje em dia fica mais clean uma estante baixa para esse tipo de utilização, chamados hacks, credenzas.

Organização

Mude sua estante com frequência, assim elimina coisas indesejadas e não acumula sujeira.

Janelas

Aquela janela enorme inutilizando o espaço? Pode ser posta uma estante baixa embaixo dela, o melhor jeito de economizar esta área.

Miudezas

Muitas coisas soltas geram muito acumulo de pó na estante, com caixas coloridas você pode juntar a bagunça e podem ser de acrílico, plástico ou papelão.

NICHOS

Nichos são desmembrados, ou seja, podem ser espalhados, misturados, fixados e empilhados. Nichos são de fácil manuseio.

Exibem uma ótima finalização em ambas as partes pois pode ser usado de diversas formas, são descontraídos e podem ser coloridos sem preocupação.

 

PRATELEIRAS

Prateleiras são simples e econômicas, cabem em qualquer lugar, ocupam pouco espaço, só o que precisam são paredes para embutir. O diferencial na sua prateleira

pode ser o cotovelo, o modo que é fixada a parede.

EMBUTIR?

 

Fixação de móveis na parede precisam de planejamento, precisa saber se na parede que você vai perfurar existe algum impedimento como  fiação interna, canos, coluna de sustentação. Verifique a planta e chame algum profissional qualificado caso tenha dúvidas. Sempre medir, para não furar errado e os cotovelos ficarem tortos. Imagina ter que fechar o furo em sua parede e fazer outro próximo, duplo trabalho. São posicionamentos sem volta, uma vez furado, ficará lá por um bom tempo.

 

 

 ESTANTES, NICHOS E PRATELEIRAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Fale Conosco

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça seu orçamento.

Veja Também