Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

logotipo-soline-moveis

Telefones

Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

Saiba como estimular a colaboração na sua empresa

Todo gestor sabe o quanto é difícil criar um ambiente que facilite a colaboração e a interação entre funcionários, e principalmente, direcionar a equipe para que esses comportamentos garantam uma maior produtividade e qualidade no trabalho. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer o escritório contribuir para você alcançar seus objetivos!
O primeiro passo é analisar e decidir qual a cultura organizacional que mais faz sentido com a missão e forma de trabalhar da empresa. Normalmente a colaboração é mais fácil de acontecer em estruturas mais horizontais, onde há abertura para que todos os colaboradores dêem sua opinião. Incentivar a autonomia e o diálogo, sem decisões tomadas apenas pelo chefe, são atitudes que contam muito na hora de passar o recado de como você quer que os funcionários ajam no dia a dia.
Para especialistas, a melhor forma de transmitir a cultura desejada é através do espaço físico. A tangibilidade da disposição dos móveis, estética e organização da empresa passam mensagens mais claras que os discursos, já que estes nem sempre são vistos na prática.

Para o arquiteto Albert Sugai:
“Os valores das empresas devem refletir em seus espaços, com a cultura enraizada para que os funcionários possam ter um sentimento de ownership. Além disso, esta transparência atrai e retém os melhores talentos. É necessário que a empresa tenha um appeal no mercado e é preciso ser bem vista de diversos ângulos, principalmente o interno.” (Entrevista para a Revista Exame)

Portanto, quando falamos de incentivar a colaboração através do espaço físico, o ideal é ter um espaço de trabalho compartilhado, seja no estilo escritório aberto onde todos os colaboradores ou pelo menos os da mesma área, estejam no mesmo andar em um ambiente sem paredes, seja com um escritório compartilhado para cada equipe/núcleo.
Esse ambiente sem divisórias é composto por plataformas e estações de trabalho. São móveis fundamentais que garantem uma comunicação fácil e rápida entre todos.

Criadas pensando em atender um alto número de funcionários, as plataformas de trabalho auxiliam na organização e na individualização do espaço sem com isso isolar os funcionários, agilizando processos e garantindo um melhor ambiente de trabalho.
Estudos como o publicado na “Harvard Business School” indicam que sentar lado a lado dos colegas faz com que os estilos de trabalho sejam compartilhados e a interação faça um bom equilibrio entre alta produtividade e alta qualidade do trabalho.

As características de um acabam sendo passadas para outros e vice-versa. É o que conclui também o estudo do Google, que ao analisar diferentes formas de estruturar uma equipe, percebeu que a interação de qualidade é mais valiosa que o talento ou estilo individual.
Ainda uma terceira pesquisa descobriu que o desempenho pode ser aumentado em até 15% se os trabalhadores certos forem colocados lado a lado. Diante desses dados não é surpresa que 70% dos escritórios nos Estados Unidos tenham escolhido um ambiente open-office – de acordo com a Associação de Gerenciamento de Instalações Profissionais.
Outros fatores que podem contribuir para a dinamicidade no escritório são as posições livres desde que a empresa forneça todas as ferramentas necessárias para o colaborador efetuar suas tarefas. Ou quando as posições são fixas, permite que haja espaço para o funcionário trabalhar e acomodar seu computador, documentos e uma decoração de mesa particular e com a sua cara. Pontos de encontro como espaço para café, reuniões mais informais e sala de jogos também são uma boa opção.
Converse com a sua equipe e entenda quais as necessidades dela, assim você evita transformar seu escritório em um espaço barulhento ou que favoreça a dispersão. O importante é delimitar bem seus objetivos e como você pode trabalhar com as pessoas para chegar lá. Afinal, o ambiente e o clima do local do local de trabalho é o aspecto mais valorizado pelos colaboradores, segundo a pesquisa da Love Mondays feita em 2015.

Dessa forma com certeza o ambiente de trabalho estará alinhado com os valores que você quer cultivar.

Confira nossas indicações e inspirações de espaços de trabalho compartilhados na galeria abaixo:

 

 

Não esqueça de comunicar as mudanças e contar com a participação de todos logo na fase de implementação das novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Fale Conosco

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça seu orçamento.

Veja Também