Home / Charles & Ray Eames

Charles & Ray Eames

. 

..

.

.

Charles & Ray Eames, o “Casal de Ouro” do design americano.

Charles Eames (17 de junho de 1907 –   21 de agosto de 1978) foi um diretor de designer, arquiteto e filme. Junto com sua esposa Bernice Alexandra “Ray” (Kaiser née) Eames (1912-1988) foram responsáveis por inúmeros projetos que já se tornaram clássicos do século XX. Nascido em Saint Louis, Missouri, ele estudou arquitetura na Universidade de Washington, em St. Louis. Dentro de dois anos de começar seus estudos e começou a trabalhar para uma empresa de arquitetura em sua cidade natal. Trabalhando principalmente em projetos de habitação residencial. Ele foi fortemente influenciado pelo arquiteto finlandês Eliel Saarinen.

Universidade de Washington, St. Louis. Onde o casal Eames, se conheceu.

 Na sequência de um convite de Saarinen, mudou-se com sua primeira esposa, Catherine Woermann e filha Lucia em 1938 para Cranbrook em Michigan, para continuar a estudar arquitetura e design na Academia de Arte de Cranbrook. Tornou-se professor e chefiou o departamento de design industrial. Juntamente com Eero Saarinen, filho de professor Eliel, projetou o troféu para o prêmio de “Organic Design” prêmio do Museu de Arte Moderna de Nova York. Seu trabalho mostrou a nova técnica de modelagem de madeira, técnica posteriormente desenvolvidas para cadeiras e outros móveis que ele desenhou para a Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.  Em 1941, depois de se divorciar de sua esposa Catherine se casou com sua colega em Cranbrook, Ray Kaiser. Eles se mudaram para viver em Los Angeles, onde eles residiram para o resto de sua vida. No final dos anos 40, Ray Charles e projetou e construiu sua casa, conhecida como a “casa Eames.” Localizada no alto de uma colina com vista para o Oceano Pacífico, a casa foi construída com peças pré-fabricadas de aço. Hoje esta casa ainda é considerada uma obra-prima da arquitetura moderna.

“The House Eames”, foto do casal construindo a casa, que é patrimônio da arquitetura até a atualidade.

  Nos anos 50, o casal continuou a trabalhar em arquitetura e design de mobiliário. Em muitas ocasiões, foram pioneiros na utilização de novas técnicas, tais como fibra de vidro ou de resina de plástico no fabrico de cadeiras. Além disso, Charles começou a mostrar interesse em fotografia e produção de curta-metragem. Ele também se comprometeu a fazer inúmeras exposições. A primeira “Matemática, um mundo de números e Além” (1961) ainda é considerada como um modelo de exposição científica popular. Charles Eames morreu em sua cidade natal St. Louis em 1978, e após 10 anos, em 1988 Ray Eames acabou falecendo.

 

 

 

 

 

 

 

«Voltar aos Clássicos do Design

Televendas

(11) 3256-6631
(11) 5092-5658

Chat Online

Chat online

Fale conosco online e tire suas dúvidas.

Facebook Google Youtube Twitter

Institucional

Contato e Localização

Sobre a empresa Soline

Visite também:

Visite Nossa Loja Virtual Soline
Soline Blog
Condições de vendas
Termos de Garantia

Visite nosso Show Room

Rua: Major Sertório, 194 - Centro
São Paulo/SP - CEP 01222-000
COMERCIAL T.C.T LTDA - ME
CNPJ: 04.079.618/0001-40
Inscrição Estadual: 115.998.918.118
A empresa iniciou as atividades em 2000.

Formas de pagamento

Formas de pagamento