Home / Eero Aarnio

Eero Aarnio

Eero Aarnio, designer industrial e de mobília, fotografo e artista gráfico que se consolidou no ramo atráves de suas criações irreverentes.

Eero Aarnio, nascido 1932, em Helsínquia, na Finlândia, é um dos grandes inovadores do design de mobiliário moderno. Creditado com uma série de projetos distintos e visualmente impressionante, Aarnio ajudou a estabelecer a Finlândia no mercado internacional de design. Eero Aarnio estudou arte na universidade de arte e design de Helsinki, entre 1954 e 1957. Em 1962, montou seu escritório e desde então passou a atuar como designer de interiores e de mobiliário. Eero Aarnio começou a trabalhar com plásticos, fibras de vidro, cores vivas e formas orgânicas, rompendo com convenções de design tradicionais. Os móveis mais conhecidos criados a partir destes estudos são: a cadeira Ball (1962) e a cadeira Bubble em 1968. Ele é um designer de interiores, designer industrial, artista gráfico e fotógrafo.

 

Atualmente, com 80 anos os últimos projetos de Eero Aarnio estão envolvidos com brinquedos em resina plástica.

Em 1967 recebeu o American Industrial Design Award pelo design da cadeira Pastil, em fibra de vidro, que por flutuar, pode ser usada inclusive na água.As criações em fibra de vidro, com códigos formais e cromáticos que se lhe colaram para a história, deram-lhe fama internacional, que permaneceu até estas criações serem moda. Foi a ambição de Eero Aarnio para criar projetos com caráter forte e identificável. Seu trabalho tem sido dito ter uma capacidade comunicativa e um efeito psicológico sobre o usuário e espectador. São objetos que estimulam a imaginação e seriedade desafio e rigidez. Além de som design ergonômico Eero Aarnio segue regras muito poucos ao criar seus móveis.

Mesa criada por Eero Aarnio, chamada “Copacabana”, em homenagem ao calçadão mais famoso do mundo, o calçadão de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Muitas das obras de Aarnio estão incluídos em mais                                                           prestigiados museus do mundo, incluindo o Victoria and Albert Museum, em Londres, o MoMA de Nova Iorque e do Museu Vitra em Weil am Rhein. Projetos Eero Aarnio foram usados em filmes internacionais, vídeos de música e ensaios de moda. Aarnio tornou-se num exemplo eterno para a Escandinávia que ainda hoje figura em inúmeras situações por ser encarado como um marco intemporal , mesmo com as marcas óbvias de movimentos efémeros e tão ligado à moda. Espanhol El Mundo publicou a 2006 Eero Aarnio do artigo intitulado ” O ìcone do renascimento “, o autor define Eero Aarnio como “modesto gênio, que com 74 anos de idade, continua com seu lado criativo ativo, que se

 

caracteriza pelo design no mundo ao longo dos últimos 50 anos. ” O autor observa que “Aarnio, um pioneiro no uso de ferramentas de design elegante. Aarnio fez elementos de design sofisticados com plástico e fibra de vidro, quando todos os outros ainda são usados de madeira ou outros elementos nobres.”

 

 

 

 

 

 

 

«Voltar aos Clássicos do Design

Televendas

(11) 3256-6631
(11) 5092-5658

Chat Online

Chat online

Fale conosco online e tire suas dúvidas.

Facebook Google Youtube Twitter

Institucional

Contato e Localização

Sobre a empresa Soline

Visite também:

Visite Nossa Loja Virtual Soline
Soline Blog
Condições de vendas
Termos de Garantia

Visite nosso Show Room

Rua: Major Sertório, 194 - Centro
São Paulo/SP - CEP 01222-000
COMERCIAL T.C.T LTDA - ME
CNPJ: 04.079.618/0001-40
Inscrição Estadual: 115.998.918.118
A empresa iniciou as atividades em 2000.

Formas de pagamento

Formas de pagamento