Home / Eero Saarinen

Eero Saarinen

. . . .

Eero Saarinen (1910-1961) foi um arquiteto e designer industrial americano do século 20, famoso por seu estilo que variava de acordo com as exigências do seu projeto.

. Eero Saarinen dividiu o mesmo aniversário que seu pai, Eliel Saarinen. Eles emigraram para os Estados Unidos da América em 1923, quando Eero tinha treze anos. Ele cresceu em Bloomfield Hills, Michigan, onde seu pai era um professor na Academia de Arte de Cranbrook, e ele fez cursos de desenho escultura e mobiliário lá. Ele tinha um relacionamento próximo com os colegas e estudantes Charles e Ray Eames, e se tornaram bons amigos juntamente com Florence Knoll (Schust née). . A partir de setembro de 1929, ele estudou escultura na Académie de la Grande Chaumière, em Paris, França. Ele, então, passou a estudar na Yale School of Architecture, completar seus estudos em 1934. Posteriormente, ele excursionou pela Europa e Norte de África por um ano e   voltou por um ano

para a Finlândia, sua terra natal, depois que ele retornou a

Cranbrook para trabalhar para seu pai e ensinar na escola.

Ele se tornou um cidadão naturalizado de os EUA em 1940. . Ele tinha dois filhos de seu primeiro casamento, Eric e Susan. Depois de seu divórcio da escultora Lilian Swann Saarinen, sua primeira esposa, em 1954, Saarinen casou-se com Aline Bernstein Louchheim, uma crítica de arte do The New York Times. Eles tiveram um filho, Eames, em homenagem a seu colaborador Charles Eames.

O Gateway Arch também conhecido como Gate to the West (Portal para o Oeste) é um arco na cidade de Saint Louis projetado pelo Eero Saarinen em 1947, é considerado o mais alto monumento dos Estados Unidos. A construção começou no dia 12 de fevereiro de 1963 foi concluída em Outubro de 1965.

. Saarinen primeiro recebeu reconhecimento da crítica, enquanto ainda trabalhava para o pai, por uma cadeira projetada juntamente com Charles Eames para o “Organic Design in Home Furnishings” (Design Organico de Móveis em Casa) competição em 1940, para o qual recebeu o primeiro prêmio. A “Cadeira Tulip”, como todas as outras cadeiras de Saarinen, foi levado em produção pela empresa de móveis Knoll, fundada por Hans Knoll, que se casou com a amiga da família Saarinen, Florença (Schust) Knoll. Mais a atenção veio também enquanto Saarinen ainda estava trabalhando para seu pai, quando ele levou o primeiro prêmio no concurso de 1948 para o projeto do “Jefferson National Expansion Memorial”, em St. Louis, não concluída até 1960. O prêmio da competição foi erroneamente enviado a seu pai. Durante a sua longa associação com Knoll ele

projetou muitas peças importantes de mobiliário, incluindo a

cadeira lounge “Gafanhoto” em (1946), a cadeira “Womb”

em (1948), o sofá “Womb” em (1950), laterais e cadeiras de

braço (1948-1950), e sua mais famosa “Tulip” ou “Pedestal” em (1956), que contou com lateral e poltronas, sala de jantar, café e mesas laterais, bem como um banco. . Eero Saarinen e Associados foi uma firma de arquitetura , ele era o principal parceiro a partir de 1950 até sua morte em 1961. A empresa foi inicialmente conhecida como “Saarinen, Swansen e Associados”, liderada por Eliel Saarinen e Swansen Robert de final dos anos 1930 até a morte de Eliel, em 1950. A empresa foi localizado em Bloomfield Hills, Michigan, até 1961, quando a prática foi transferido para Hamden, Connecticut. Sob Eero Saarinen, a empresa realizou muitas de suas obras mais importantes, como a National Expansion Memorial de Jefferson (Gateway Arch), em St. Louis, Missouri, a Casa Miller, em Columbus, Indiana, a TWA Flight Center em John F. Kennedy International aeroporto que ele trabalhou com Charles J. Parise, e do principal terminal do Aeroporto Internacional de Dulles, perto de Washington, DC. Muitos destes projetos usam curvas em seus projetos estruturais.

TWA Flight Center ou Trans World Flight Center, em 1962, ele foi projetado por Eero Saarinen. A construção do Terminal TWA começou em 1956 e levou seis anos para ser concluída. A forma do Terminal TWA representa um enorme pássaro no meio do ar com as suas asas pronto para o pouso. Isto foi feito para que ele possa captar o “espírito de vôo”.

. Um dos mais conhecidos estruturais de concreto na América é o Auditório Kresge (MIT), que foi projetado por Saarinen. Outra estrutura fina concha que ele criou é o Rink Ingalls (Yale University), que tem cabos de suspensão ligados a uma única “espinha dorsal” de concreto e é apelidado de “a baleia”. Sem dúvida, sua obra mais famosa é a TWA Flight Center, que representa o culminar de seus projetos anteriores e demonstra seu expressionismo e a maravilha técnica em cascas de concreto. .Saarinen foi recrutado por Donal McLaughlin, um amigo de escola de arquitetura de seus dias de Yale, para participar do serviço militar no Escritório de Serviços Estratégicos (OSS). Saarinen foi designado para desenhar ilustrações para manuais de desmontagem de bombas e fornecer

projetos para a Sala de Situação da Casa Branca. Saarinen

trabalhou em tempo integral para a OSS até 1944. Após a

morte de seu pai, em 1950, Saarinen fundou o seu próprio

escritório do arquitetura.

. Saarinen morreu ao se submeter a uma operação a um tumor cerebral com 51 anos de idade. Sua mulher, Aline, coincidentemente, também morreria do mesmo mal. Seus parceiros, Kevin Roche e John Dinkeloo, completaram seus 10 projetos restantes, incluindo o St. Louis Arch. Depois, o nome da empresa foi alterado para “Kevin Roche, Dinkeloo Jhon e Associados”, ou Roche-Dinkeloo.

 

 

 

 

 

 

 

«Voltar aos Clássicos do Design
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Televendas

(11) 3256-6631
(11) 5092-5658

Chat Online

Chat online

Fale conosco online e tire suas dúvidas.

Facebook Google Youtube Twitter

Institucional

Contato e Localização

Sobre a empresa Soline

Visite também:

Visite Nossa Loja Virtual Soline
Soline Blog
Condições de vendas
Termos de Garantia

Visite nosso Show Room

Rua: Major Sertório, 194 - Centro
São Paulo/SP - CEP 01222-000
COMERCIAL T.C.T LTDA - ME
CNPJ: 04.079.618/0001-40
Inscrição Estadual: 115.998.918.118
A empresa iniciou as atividades em 2000.

Formas de pagamento

Formas de pagamento