Home / Harry Bertoia

Harry Bertoia

.

.

.

.

Harry Bertoia, artistas conceituado até os dias atuais.

Harry Bertoia (1915-1978), foi um artista de origem italiana, escultor de arte, som e designer de móveis modernos.
Com 15 anos de idade, ele viajou da Itália para Detroit Estados Unidos, para visitar seu irmão mais velho, no entanto, ele preferiu ficar e se matriculou na Cass Technical High School, onde estudou arte e design e aprendeu a arte de fazer joias artesanais. Em 1938, ele estudou na Escola de Arte da Sociedade de Artes de Detroit e Ofícios, agora conhecido como o Colégio de Estudos Criativos. No ano seguinte, em 1937, ele recebeu uma bolsa para estudar na Academia de Arte de Cranbrook onde encontrou Walter Gropius e Ray e Charles Eames, pela primeira vez.
Abrindo sua própria oficina de metal em 1939, ele ensinou design de joias e trabalhos em metal. Mais tarde, quando o esforço de guerra feito de metal um bem raro e muito caro, ele começou a concentrar seus esforços em fazer joias, até mesmo desenhar e criar anéis de casamento, como os de seus amigos Charles e Ray Eames e Edmund Bacon e a esposa Ruth. Mais tarde, em 1943, ele se casou com Brigitta Valentiner, e se mudou para a Califórnia para trabalhar para Charles e Ray na Divisão de compensado moldado da Empresa Produto Evans. Ele trabalhou para eles até o fim da guerra em setembro de 1945.
Em 1950, mudou-se para a Pensilvânia, para estabelecer um estúdio, e trabalhar com Hans e Florence Knoll. (Florença também foi um graduado Cranbrook). Durante este período ele projetou cinco pedaços de arames, que se tornaram conhecidos como a coleção de Bertoia. Entre eles, a famosa “Cadeira Diamante” um formulário, fluido escultural feito de uma treliça de aço moldado soldado.

LP gravado por Bertoia, porduzidos com sons de metais retorcidos.

Nas próprias palavras de Bertoia, “Se você olhar para estas cadeiras, elas é feitos principalmente de ar, como uma escultura. O Espaço passa através delas.”
Eles foram produzidos com vários graus de estofos sobre a sua grelha, eles foram feitos à mão por um processo de produção em massa. Deste projeto, havia sido concedida em uma patente para os Eames, para a cadeira de fio produzido pela Herman Miller. Herman Miller finalmente venceu e Bertoia & Knoll redesenhado o bordo do banco, usando um fio mais grosso, solteiro, e moagem para baixo a borda dos fios de assento em um ângulo suave – da mesma forma que as cadeiras são produzidas até hoje. No entanto, o sucesso comercial apreciado por cadeira Bertoia foi imediato.
Em meados dos anos 50, as cadeiras que estão sendo produzidos por Knoll vendiam tão bem, que lhe permitiu dedicar-se exclusivamente à escultura.
Em 1957, ele estava na Fundação Graham em Chicago. O trabalho escultural que ele produziu em sua própria explorou as formas em que o metal pode ser manipulado para produzir som. Ao esticar e dobrar o metal, ele conseguiu responder ao vento ou ao toque, criando tons diferentes.
Ele apresentou com as peças, uma série de concertos e até produziu uma série de 10 álbuns, todos intitulado “Sonambient”, da música feita por sua arte, manipulados por suas mãos, juntamente com os elementos da natureza.

A pedido da Universidade Marshall , Bertoia criou um monumento em homeagem aos universitarios mortos em um desastre áereo.

No final de 1990, sua filha encontrou uma grande coleção de álbuns NM condição original guardado em um dos celeiros que ele usou como espaço de estúdio em sua propriedade, na Pensilvânia. Estes foram vendidos como itens de colecionador e buscar grandes somas, e quatro das peças, abatidos a partir de três dos registros foram reeditados por uma gravadora japonesa chamada “Registros do PSF” intitulado “desdobramento”.
“Escultura Sunburst” Bertoia de propriedade do Museu de Arte Joslyn foi originalmente instalado o Tribunal Joslyn de Fountain. Ele agora está localizado no lobby do Poder Milton Abrahams R. da Biblioteca Pública de Omaha. Lorde Palumbo é dono de várias obras Bertoia que estão em exibição em Kentuck Knob. “Escultura Sounding” Bertoia

 

podem ser encontrados na Praça do Centro Aon, segundo prédio mais alto de Chicago. Outra “Escultura Sounding”, consideravelmente menor do que o mencionado acima, é destaque no Terraço Rose do Chicago Botanic Garden, e um terceiro muito semelhante à da peça em Chicago chamado “Piece Sounding” foi até 2003 em exposição no F Herbert. Johnson Museu de Arte da Universidade de Cornell em Ithaca, Nova York. A escultura foi retirada vista depois que foi danificado por uma tempestade em 2003.
Ele tinha um filho e duas filhas, um neto e duas netas (uma morreu jovem), e três bisnetos até agora. Alguns membros das duas gerações subseqüentes estão envolvidos em atividades artísticas. Ele morreu de câncer de pulmão na idade de 63 a 06 de novembro de 1978.

 

 

 

 

 

 

 

«Voltar aos Clássicos do Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atendimento e Central de Vendas

Televendas

(11) 3256-6631
(11) 5092-5658

Chat Online

Chat online

Fale conosco online e tire suas dúvidas.

FacebookGoogleYoutubeTwitter

Institucional

Contato e Localização

Sobre a empresa Soline

Visite também:

Visite Nossa Loja Virtual Soline
Soline Blog
Condições de vendas
Termos de Garantia

Visite nosso Show Room

Rua: Major Sertório, 194 - Centro
São Paulo/SP - CEP 01222-000
COMERCIAL T.C.T LTDA - ME
CNPJ: 04.079.618/0001-40
Inscrição Estadual: 115.998.918.118
A empresa iniciou as atividades em 2000.

Formas de pagamento

Formas de pagamento