Home / Pierre Paulin - Designer

Pierre Paulin – Designer

(1927-2009)

 

Pierre PaulinPierre Paulin nasceu na França, em 9 de Julho de 1927 e foi um dos mais importantes designers franceses do século XX.

 

Influenciado por seu tio Georges Paulin, engenheiro e designer notável que desenhou o primeiro descapotável para a Peugeot em 1931, Pierre Paulin interessou-se pelo design após um período de grande indecisão em que tentou estudar engenharia e mesmo escultura, a sua primeira paixão.

 

Trabalhou como designer industrial e de interiores, criando desde automóveis até telefones e embalagens. Mas foram seus mobiliários – cadeiras, poltronas e mesas – que o consagraram mundialmente.

 

Em 1952, seus primeiros projetos chamaram a atenção da Empresa Thonet, através da qual ele descobriu e aperfeiçoou novos materiais à maneira dos designers americanos Eames, Saarinen e Bertoia, partilhando a busca pela simplicidade e a ausência de “efeitos líricos”.

 

No final dos anos 60, Paulin passou a trabalhar com os talentosos artesãos do novo ateliê de pesquisa e criação chamado “Le Moilier National”, tornando-se responsável pela restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, pela restauração do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou na Elysée e posteriormente pela a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Mitterand em 1983.

 

Paulin tinha olhar para o futuro, criando objetos que apesar da simplicidade, estavam bem à frente de seu tempo. Suas criações até os dias de hoje continuam atuais, sempre inspirando admiração.

 

ícone WhatsApp