Dicas para causar uma boa primeira impressão
Empresas de sucesso estão sempre buscando inovar para garantir uma ótima experiência ao cliente e assim ficarem gravadas na mente dele. Com esse objetivo, é fundamental trabalhar todos os pontos de contato para que transmitam a identidade do negócio e gerem uma boa impressão.
E o que é melhor para comunicar o conceito da empresa do que o seu espaço físico e a decoração?
Fazer essa conexão entre identidade e espaço nem sempre é uma tarefa simples, por isso, reunimos algumas dicas para te auxiliar a entender como aplicar essa estratégia dentro da sua empresa 😉
O que você quer que pensem sobre a sua empresa?
A identidade de uma empresa é composta por vários elementos, como valores, objetivos, cultura e linguagem. Entre eles a identidade visual é um dos mais importantes para transmitir aos consumidores a proposta da empresa e o que ela tem a oferecer.
A partir de características como cores, formas e imagens, é possível destacar o negócio no mercado e passar as sensações certas para entrar em contato com o público. Mas tudo isso precisa ser utilizado de forma estruturada para que a mensagem seja transmitida da melhor forma.
O primeiro passo é pensar o que queremos que nossa empresa transmita, quais são as ideias e valores nas quais a identidade vai se apoiar. Para isso, recomendamos aplicar os conceitos do branding e alinhar toda a proposta da empresa.
Mas o que é Branding?
Branding, ou gestão de marcas, como é bastante conhecido no Brasil, é um conjunto de ações pensadas de forma estratégica e que, quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva – ou seja, direcionando o olhar dele para como você gostaria que ele a interpretasse.
Essas ações consistem em definir quais as qualidades você deseja que os seus clientes associem com a sua marca e escolher características que mostrem ao seu público que você fornece um serviço diferenciado dos concorrentes, esses detalhes vão garantir a lealdade de seus clientes a sua empresa.
Segundo uma pesquisa realizada pela Ana Couto, branding é quando uma marca consegue através do seu propósito fazer uma conexão com o consumidor dos serviços da sua marca. Em 67% dos entrevistados disseram preferir pagar um valor maior em um determinado serviço ou produto de uma marca quando os mesmos se conecte com eles a partir de um propósito comum, já que veem um valor nessa aquisição.
Para conquistar essa conexão da marca/empresa com os clientes, é importante que cada consumidor seja tratado de forma única e que ele tenha a percepção de que tudo está sendo pensado para que a solução esteja alinhada com a sua demanda garantindo sua satisfação.
Certificar-se que sua marca se conecte com as pessoas, com as suas histórias e suas causas e promover boas experiências são também caminhos para a recomendação, que hoje é uma das mais importantes formas de atrair novos clientes.
Você deve estar pensando “mas o que a minha recepção tem a ver com tudo isso?”. Quando falamos de pontos de contato, o site, as redes sociais, apresentações e cartões de visita são a porta de entrada para a sua empresa e por isso, você cuida para que eles transmitam a identidade da empresa, certo? A recepção também é uma porta de entrada para o cliente conhecer o seu negócio e a forma como ele funciona. A decoração desse espaço com mobiliário, iluminação, espaço para atendimento e espera, passa uma mensagem. Vamos falar desses elementos e de como usá-los.
MOBILIÁRIO
A escolha do mobiliário para a recepção, promove a conexão e a fidelidade desde o primeiro contato. É necessário certificar-se de que os móveis sejam adequados e facilitem o rápido contato com os funcionários de atendimento ao cliente.
Recepções precisam de móveis que proporcionem fácil contato visual com o recepcionista, de forma que o cliente perceba rapidamente onde deve buscar informações.
Para esse encaminhamento inicial normalmente são utilizados balcões de atendimento.
Móveis mais altos que mesas, de fácil identificação, onde os clientes podem se apoiar e conversar com o encarregado por passar as informações.
Existem alguns tipos de balcões, os retos, os angulares e os curvos. Sendo os dois primeiros, os mais utilizados.
Balcões retos: São mais usados para compor um balcão de atendimento reto e amplo, ocupando de uma extremidade a outra do ambiente, e assim fornecendo um maior campo de trabalho, podendo acomodar 4 ou mais recepcionistas.
Balcões angulares: São utilizados principalmente em ambientes pequenos, já que esse modelo de balcão pode ser encaixado lateralmente, encostados na parede.. Perfeitamente se adaptam a ambientes compactos e ainda se assegura de que haja uma boa área de trabalho para os funcionários se acomodarem.
E ambos os balcões podem ser utilizados juntos, a fim de promover uma beleza e organização maior a recepção.
Uma outra possibilidade, é a de utilizar mesas retas (sozinha ou com o balcão) para fornecer um atendimento mais próximo com o cliente. Essa mesa também pode ser usada para eventuais consultas pós atendimento, ou até mesmo para expor panfletos, manuais e informativos sobre a empresa.
CADEIRAS
Criar um ambiente aconchegante também envolve dar atenção ao local onde as pessoas vão se acomodar para aguardar o atendimento. As cadeiras são um ponto importante quando se quer transmitir uma sensação de receptividade e trazer essa impressão de que as pessoas estão “em casa”.
Utilizar cadeiras confortáveis demonstra o quanto a empresa está preocupada com o bem-estar dos seus clientes – sem deixar de lado a parte estética escolhendo peças que combinem com a decoração, seja ela moderna, conservadora ou divertida . Na hora de escolher é importante considerar o tempo que as pessoas vão permanecer sentadas.
Outros fatores que auxiliam bastante na hora de compor a decoração, é a iluminação objetos e plantas.
Plantas: Utilizar plantas que florescem é uma ótima escolha, pois elas irão colorir e perfumar o ambiente, mas vale se observar que elas necessitam de uma atenção diária. Você também pode optar por plantas que não necessitam de tantos cuidados como os cactos, algumas espécies também lhe vai garantir flores, sem a necessidade de cuidados constantes.
Ter plantas reais no ambiente é sempre um benefício, não somente pelo estético mas também em questões de saúde. Ter plantas no ambiente traz alegria, aumentando a produtividade e fazendo a conexão das pessoas com o meio ambiente. As plantas naturais também servem como filtro de ar, e consequentemente melhora qualidade de vida de todos ao redor, e também aumentam a umidade do ar em até 15%, e reduz o acúmulo de poeira no ambiente. Na escolha das plantas que vão compor a decoração, vale se atentar ao tamanho do espaço que se tem.
Iluminação: Para se trabalhar com as luzes para a recepção é necessário se atentar a que sensações você quer produzir.
As luzes de cores quentes (amareladas) dão a sensação de aconchego, são indicadas quando se deseja criar uma atmosfera íntima, sociável.
As luzes de cores neutras (branca suave-branca) são indicadas para que se forneça a sensação de um ambiente confortável mas que reserva um distanciamento, especialmente indicadas para recepções clássicas.
Já as luzes de cores frias (luz branca intensa-branca azulada) são indicadas para ambientes onde se deseja estimular a atividade humana e destacar aspectos como limpeza e organização do ambiente.
Pensando nessas questões, atualmente a sua empresa causa uma boa primeira impressão?
Esperamos que com essas dicas você consiga transmitir aos seus clientes os valores da sua empresa e garantir que ele retorne.
Caso queira mais dicas de como trabalhar as sensações no ambiente de trabalho, leia também o artigo “Pensando em Cores” que explica o uso da psicologia das cores para incentivar a produtividade.
Conheça nosso catálogo de móveis para escritório:
Cadeiras de design para recepção:
Linha de balcões de atendimento Soline Móveis
Referências:
https://viverdeblog.com/o-que-e-branding/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/branding/
http://macdesign.com.br/blog/branding-em-arquitetura-o-que-e-e-como-aplicar/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/porque-ter-plantas-no-ambiente-de-trabalho/99232/