Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

logotipo-soline-moveis

Telefones

Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

Curiosidades sobre Cofres

Os cofres fazem parte do dia-a-dia das pessoas. São uma das maneiras mais seguras de guardar pertences e, principalmente, dinheiro. Mas você sabe como eles surgiram? Ou ainda como as expressões ligadas à eles caíram no gosto popular? Abaixo algumas curiosidades bem interessantes relacionadas ao mundo dos Cofrinhos, de onde surgiu esse nome, veja:

Cofre de Porquinho

Na Europa do século XVI, as pessoas costumavam guardar utensílios, e inclusive dinheiro, em potes feitos de argila, pelo fato do metal não ser um bem facilmente disponível.  Essa argila, de cor laranja, era chamada de Pygg, semelhante à palavra pig (do inglês, “porco”). Certa vez, um ceramista inglês, ao receber uma encomenda, confundiu as palavras e entendeu que deveriam ser produzidos cofres em forma de porco. O equívoco deu certo e fez um grande sucesso, principalmente entre as crianças. O modelo virou mania entre os ingleses do século XVII e desde então nunca mais saiu de cena. Mesmo com muitos outros materiais disponíveis atualmente, a tradição ainda é o porquinho feito em argila, que também simboliza a poupança. Ainda hoje são usados, porém muito menos que antigamente, até porque a tecnologia possibilitou o desenvolvimento de peças muito mais eficientes, como os cofres biométricos, por exemplo.Porém, o porquinho sempre terá o seu charme.

Cofres mais importantes do Mundo

.

– Cofre do Papa


Avaliado em mais de R$12 milhões, esse cofre é a prova de fogo e praticamente indestrutível. A peça é feita de madeira maciça, couro, alumínio, carbono e vidros de Murano (região italiana conhecida pelas mais belas obras em vidro). O travamento é todo digital, e os bens são protegidos por diversos compartimentos.


– Cofre para Relógios


Esse cofre da Jaeger-LeCoultre custa aproximadamente R$5 milhões. O porquê? Simples: essa peça de quase 2 metros de altura guarda 816mil quilos de uma das marcas de relógios mais caras do mundo.

Pé de Meia

Na Europa antiga a população tinha o costume de guardar dinheiro em meias (além dos potes de argila). A prática difundiu-se pelo mundo todo, levada pelos imigrantes do continente. A partir daí a expressão ficou.

Nhoque da Fortuna

Todo dia 29 de cada mês se comemora o dia do Nhoque da Fortuna. O ritual, que teve origem na Itália, consiste em colocar uma nota em baixo do próprio prato e comer, em pé, sete pedaços do alimento. A nota utilizada deve ser guardada por 1 mês e gasta logo em seguida. Dizem que a simpatia traz fortuna para quem a pratica.

Fazer uma Vaquinha

Dizem que teve origem no jogo do bicho, no século passado no Rio de Janeiro. A torcida do Vasco da Gama, a fim de arrecadar quantias para premiar o time a alcançar bons resultados nas partidas,  utilizava o jogo para levantar fundos.  Para quantificar o valor conseguido, os torcedores nomeavam o prêmio de acordo com os animais que representavam cada número no jogo do bicho. A vaca simbolizava o prêmio máximo de 25 mil réis, e quando a conseguiam diziam que conseguiram “fazer uma vaca”.

Outras Curiosidades

–  31 de Outubro é comemorado o dia mundial da poupança

– O Ipê Amarelo é considerada a àrvore da fortuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Fale Conosco

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça seu orçamento.

Veja Também