Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

logotipo-soline-moveis

Telefones

Ideais para Escritórios e Dicas para Espaços Criativos | Blog Soline

Tire Suas Dúvidas na Hora de Comprar Estante de Aço

Por que o título deste artigo não é algo como “Como Escolher Estante de Aço”, ou “Qual seria a estante ideal para o seu ambiente” ou “Tudo Sobre Estante de Aço” e assim por diante? Porque esses temas já foram abordados por nós, da Soline Móveis, no artigo  Tudo sobre Móveis de Aço . Clique no link para saber mais !

Este artigo “Tire Suas Dúvidas na Hora de Comprar Estante de Aço” é direcionado aos leitores que já decidiram que a estante de aço é a ideal para seus ambientes.
Se ainda estiver em dúvida entre a escolha de estantes de aço ou de madeira ou quiser ter uma noção do tipo de madeira utilizado para a fabricação de estantes de madeira e móveis de madeira, basta seguir os links acima.

Após a leitura deste artigo, ao comprar estantes de aço, você compreenderá as descrições técnicas das estantes de aço nos canais de vendas digitais e orçamentos. Assim, poderá dialogar com seus fornecedores e optar pelo mais adequado para suas necessidades, evitando comprar algo que não atenda às suas expectativas.

Parte 1: Cores

Como Escolher a Cor da Estante de Aço – Comprar Estante de Aço

Vamos abordar inicialmente o ponto mais fácil – as cores das estantes de aço.
(Na Parte 2, entenderemos como especificar a estante de aço para suportar os materiais que serão colocados nela.)

A cor padrão para estantes de aço no mercado brasileiro, é o cinza; podendo o tom variar do cinza claro até um tom próximo ao grafite ou chumbo. Portanto, outras cores serão consideradas ‘cores especiais’ e normalmente terão um custo adicional de 20% a 25%, além de um prazo de entrega mais longo em comparação com a cor cinza.

Quando especificamos a cor como ‘cinza’, é importante ter em mente que o tom de cinza varia entre fornecedores e pode variar de um lote para outro, mesmo do mesmo fornecedor.

Caso precise que todos os seus moveis de aço tenham a mesma cor ou deseje um tom especifico nos informe sua expectativa que iremos cotar o fornecedor que consiga lhe atender quanto a essa característica .

Outras cores, como preto,branco, laranja, azul, bege, laranja , verde, vermelho, são consideradas cores especiais , feitas sob encomenda e com prazo de entrega maior.

Parte 2: Características Técnicas

Chapas, espessuras, suporte de peso e dimensões

Nessa segunda parte, vamos entender como especificar a estante de aço para suportar os materiais que serão colocados nela.

A estante de aço é composta por quatro colunas, que comercialmente têm altura padrão de 198cm a 200cm, podendo ser também de 90cm ou 230cm. Até 3, 6 ou 8 bandejas podem ser montadas nessas quatro colunas ; sendo a padrão de 6 prateleiras/bandejas (altura 198cm-200cm) 3 prateleiras/bandejas (altura de 90cm)  e 8 prateleiras/bandejas (altura de 230cm de altura).

Medidas  – Comprar Estante de Aço

As bandejas, no mercado brasileiro, têm larguras de 92 cm e profundidades de 30 cm, 40 cm a 42 cm e 58 cm. Essas medidas podem variar alguns milímetros. Isso significa que você não encontrará bandejas com medidas como 85 cm por 30 cm, ou 92 cm por 46 cm, e assim por diante.Também não é possivel fazer sob encomenda em medidas fora das medidas padrões citadas acima.

A quantidade de bandejas e de altura podem ser feitas sob encomenda , consulte-nos para saber mais .

As bandejas podem ter um ou dois reforços na parte inferior delas. Esse reforço também pode ser chamado de vincos, nervuras, canaletas, reforço ômega , etc.

Quanto mais espessa a chapa das bandejas e das colunas, mais peso ela pode suportar. Para reforçar a estabilidade da estante de aço, podemos adicionar um ou dois pares de “reforços X” em cada lateral do estante, e mais um par de ‘Reforço X’ no fundo dela.Note que os reforços em X conferem estabilidade à montagem da estante, eles não aumentam a capacidade de suporte de peso delas.

Comprar Estante de Aço
Comprar Estante de Aço

Para que os produtos não caiam das bandejas da estante de aço, podemos optar por fechar o fundo e as laterais com chapa. Tanto os ‘reforços X’ quanto as chapas de fechamento geralmente são fornecidos com chapa de bitola #26 , a mais fina.

E o que significa essa bitola #26, #24, #22, #18…#16, afinal? Esse é um sistema anglo-americano de especificar as espessuras de chapa de aço. Cada ‘bitola’ tem uma correspondente medida em polegadas. Como o Brasil adota o sistema métrico, para cada ‘bitola’, temos o correspondente em milímetros. Por exemplo, a bitola #18 seria 1,25 mm, e a bitola #26 seria 0,45 mm. A Soline Móveis tem um artigo detalhado que aborda a questão da Espessura da Chapa de Aço. Nele, você encontrará a tabela de equivalência de bitola vs espessura em milímetros. Note que no Brasil seguimos as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Você já deve ter notado que, quanto maior o número da bitola, menor será a espessura da chapa. No ramo de móveis de aço, as chapas industrializadas são das bitolas #14, #16, #18, #20 para fabricação das colunas e #22, #24 e #26 para fabricação das bandejas ou prateleiras, sendo a chapa de bitola #26 mais fina, com 0,45 mm e a de #16 mais grossa ,com 1,5 mm.

Podemos ter várias combinações de espessuras de colunas (pés), bandejas com ou sem reforços e de profundidades diferentes, para ter uma estante que suporte cargas diferentes uniformemente distribuídas.

Aqui está uma tabela de capacidade de carga uniformemente distribuída que uma estante de aço pode suportar, variando as espessuras ou bitolas das chapas das colunas e bandejas, e bandejas com ou sem reforços.

Bitola           da      Coluna Bitola de Bandeja #26 Profundidade Bitola da Bandeja # 24                                                                 Profundidade Bitola Bandeja #22
30 cm sem Reforço 30 cm com Reforço 40 – 42cm com Reforço 30 cm sem Reforço 30 cm com Reforço 40 – 42 cm sem Reforço 40 – 42cm com Reforço 58 cm com Reforço 58 cm com Reforço
#14 120 KG
#16 98 KG 85 KG 75 KG
#18 25 KG 35 KG 40 KG 30 KG 35 KG
#20 20 KG 30 KG

Agora, os leitores poderão entender por que há tanta variação de preço no mercado, se o comprador apenas especificar que quer uma estante de aço com uma profundidade de tantos centímetros. Mesmo especificando a carga que a estante de aço deveria suportar, ainda poderia encontrar certa variação nas combinações possíveis.

 

Comprar Estante de Aço na Soline Móveis

Com a tabela acima, os leitores ficam mais esclarecidos, e não esqueçam, nossa empresa, a Soline Móveis, está aqui para atendê-los e tirar suas dúvidas. Entre em contato conosco pelo telefone 11-50925658, 32566631, WhatsApp 11-949712111 ou via atendimento chat em nosso site.

 

Sua visita também é bem-vinda em nossa loja. Além de estantes de aço, você encontrará uma grande variedade de cadeiras para escritórios.

Fale Conosco e agende uma visita para Comprar Estante de Aço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Fale Conosco

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas, faça seu orçamento.

Veja Também